12ª da A: Quatro clássicos, um só vencedor

Por SÍNDICO | Em 3 de agosto de 2010

Rola a bola da 12ª rodada da Série A do Brasileiro.    

  1. Maracanã, Flu 3×1 Atlético. Público: 30.776. Gols: Washington, 22 do 1º; Emerson, 9, Conca, 24, Bruno Mineiro (Atl), 40 do 2º. Conca desequilibrou.
  2. Serra Dourada, Atlético-GO 1×1 Guarani. Público: 2.430. Gols: Tiuí, 4, Mazola (Gua), 17 do 1º. O gol da vitória do Dragão foi evitado pelo montinho bequeiro. Se fosse na Arena do Jacaré causaria polêmica. Mas como foi no espetacular gramado do Serra Dourada, ficará tudo por isso mesmo.
  3. Morumbi, São Paulo 2×1 Ceará. Público: 11.793. Gols: Fernandão, 20, Ricardo Oliveira, 22, Erick Flores (Cea), 39 do 2º. Adiantou pouco para Ricardo Gomes, que só desce do telhado se passar pelo Inter e for à final da Libertadores. No final, a galera cantou: “Eu acredito!”
  4. Pacaembu, Palmeiras 1×1 Corintiãs. Público: 24.491. Gols: Jorge Henrique, 22, Edinho, 34 do 1º. Adílson estréia bem, Felipão cxontinua sem vencer em jogo muito corrido.
  5. Barradão, Vitória 1×3 Bota. Público: 8.217. Gols: Edno, 35, Júnior, 36, Jobson, 37 e 48 do 2º. Leão desfocado, Bota animado, Jobson iluminado.
  6. Ressacada, Avaí 4×1 Goiás. Público: 7.504. Gols: Emerson, 8, Davi, 9 e 41 do 1º; Bernardo, 23, Robinho, 32 do 2º. Bernardo marcou um golaço. O que é pouco pra segurar um Avaí em grande fase.
  7. Beira Rio, Inter 0x0 Grêmio. Público: 33.087. Jogo mui peleado, pois como dizem os gaúchos, clássico é clássico e vice versa. O resultado deixou o Grêmio na Z4 e o Inter no G4.
  8. Jacaré, Atlético-MG 0x1 Cruzeiro. Público: 12.340. Gol: Wellington Paulista, 32 do 1º. Mestre Cuca cozinhou 13 mil galetos no Caldeirão de Sete Lagoas.   
  9. Farazão, Prudente 1×2 Santos. Público: 15.890. Gols: Danilo, 5 do 1º; Rodriguinho, 21, Robson, 37 do 2º. O Prudente desperdiçou dois pênaltis nos últimos minutos. Economizou gols pra marcar na Copa Sul-americana.
  10. Maracanã, Fla 0x0 Vasco. Público: 50.447. Jogo de muitos dribles e grandes defesas, mas gol que é bom, necas de catibiriba…

66 comentários para “12ª da A: Quatro clássicos, um só vencedor”

  1. Walterson disse:

    Palpites de hoje:
    Flu 2×0 Atl
    Atl-GO 2×1 Gua
    SPFW 1×0 Cea

  2. Jorge Santana disse:

    Torcida do Flu dando show. Ela não é teleguiada, não é conduzida por microfonistas. Taí um exemplo a ser seguido pela torcida celeste.

    • Mauro França disse:

      No oposto, a torcida do São Paulo, que estendeu uma faixa com os dizeres “Libertadores é obrigação” em um protesto (?) na chegada do time ao Morumbi. Infelizmente, exemplo mais próximo de boa parte da torcida celeste.

    • Matheus Reis disse:

      Bonita mesmo a festa da torcida do Flu. Aliás, ela tem feito festas bacanas nos últimos jogos. A homenagem ao Cuca foi emocionante quando jogamos lá.

      E, Mauro, incrível nego ainda achar que um torneio difícil como a Libertadores é obrigação. Se dependesse de torcedor, ao final de todos torneios, só o técnico campeão não seria demitido.

      • matheus t penido disse:

        Mas o SPFC tem caixa pra brigar em cima mesmo com torcida chata. O Cruzeiro, não. E o problema é que a galera celeste não se toca disso e fica se vangloriando de ser “exigente” e outras bobagens. Ganhava mais se fizesse como a torcida do Flu tem feito nos últimos tempos.

      • Eduardo disse:

        Essa é a mesma torcida que ano passado invadiu as laranjeiras pra dar porrada no time.

      • Jorge Santana disse:

        Esse povo todo que está no Maraca invadiu as Laranjeiras? Ou foi um pequeno grupo de termocéfalos?

      • Eduardo disse:

        Esse povo toda vai na boa. Ou quando é pra tirar o time do rebaixamento. Igual todas as outras torcidas teleguiadas do país.

    • matheus t penido disse:

      Entrei aqui exatamente pra comentar o que disse o JS. A torcida do Flu tá dando um show. Jogando com o time o tempo todo sem exigir espetáculo em troca. Aliás dentro de campo o CAP tá mto melhor, mas no grito da galera vai dando Flu. Como foi dito, um exemplo e tanto pra galera celeste.

    • Eduardo disse:

      Torcida do Flu é modelo de gestão?

      • matheus t penido disse:

        Modelo de gestão no apoio ao time. Só se for isso.

      • Eduardo disse:

        Diguinho deve ter opinião diferente.

      • matheus t penido disse:

        Elogiei a torcida do Flu pelo que eu vi hoje e tenho visto desde o final do ano passado nas arquibancadas do Maracanã. Não disse que eles são melhores que ninguém e nem que não tem erros. Sobre o episódio Diguinho, quando eles fizeram mereceram as críticas que receberam por isso. Hj tão fazendo bonito e ganhando elogios. Só isso.

      • Jorge Santana disse:

        seca-pimenteiras, traíras e hienas não são modelos de torcedores.

  3. Matheus Reis disse:

    Lembrando que vitória do AGO com vitória nossa mañana, deixa o time do melhor técnico de todos os mundos possíveis na lanterna. Vamo Cruzeiro!

  4. Walterson disse:

    E muito facil torcida dar show com o time vencendo e disputando a ponta do campeonato. Nãp vejo nada diferente das outras.

  5. Jorge Santana disse:

    Chiabi, PC Carpeggiani trocou o 3-5-2- pelo 4-4-2 e o lateral-direito, agora, é o Manoel.

  6. Jorge Santana disse:

    Guerrón substituído.

  7. COmo tenho dito, algumas torcidas tem comportamento diferente depois de sofrerem derrotas ou passarem por apuros.
    A torcida do Flu, no jogo de hoje, me lembrou a torcida do Cruzeiro em 2003 quando, desde o início de 2003 (ou mesmo no final de 2002) apoiava o time e fazia o que uma torcida tem que fazer.
    Dizer que a torcida do Flu ” só vai na boa” ou que “apoia só na vitória” é tapar os olhos para a recuperação no Brasileiro 2009 e a performance com o Muricy.
    Escrevi aqui e em outros lugares que o Flu é o candidato ao título do Brasileiro como nunca foi. O time tá encaixando. Depois não digam que não falei. Muricy sabe conduzir um time de futebol e não deixa o ritmo cair.

    • Walterson disse:

      Ta certo que a grana do Unimed ajuda um pouco.

      • Tem time por aí que tem mais dinheiro investido em jogadores do que a Unimed investe no Flu e não tá nem próximo da performance do Flu.
        Ademais o dinheiro do Flu é “solução” de um lado e “problema” de outro pois tem jogadores que não recebem da Unimed e ganham somente pelo Flu.
        Por isso, um jogador deles como o Alan, tá de saída pois vai ser eterno reserva e prefere ganhar Euros.

      • Raf Lima disse:

        Flunimed..

  8. simone b de castro disse:

    Esse negócio de “obrigação” é a maior baboseira que eu já ouvi no futebol!!!

  9. simone b de castro disse:

    Se o Muricy do Flu não for o Muricy do Palmeiras, o time carioca pode ser campeão. Ano passado, todo mundo dava o porco como campeão…

  10. simone b de castro disse:

    O que quero dizer é que futebol é um conjunto de fatores. Não é só o técnico, nem só jogadores, nem só torcida, nem só sorte, nem só apito…É tudo isso junto, no momento certo.

  11. Falo mais do Flu aqui que no BBG 🙂
    Não quero parecer cabotino, mas a torcida tricolor está torcendo junto com o time, desde o meio de 2006.
    Houve por lá um movimento denominado Legião Tricolor – http://www.legiaotricolor.com.br/ – que começou a ganhar corpo quando o time ia muito mal. Torcedores que se separaram das tradicionais organizadas indo torcer na contra-mão do momento que era de crítica e violência. Começaram como grupo pequeno com bandeirinhas à lá anos 70 e cantando. Com a filosofia, começou a angariar simpatizantes, esvaziando as organizadas críticas e aparecendo mais na TV. Ao fim do ano, a maioria dos torcedores já preferia lá.
    As demais organizadas em 2007 em diante tiveram de se adaptar a essa filosofia e o pensamento agora é todo esse.

    • Quando aparecem as festas com mosaicos e coisas parecidas na TV, elas são precedidas por mobilização dos grupos tricolores pela internet, com recolhimento de dinheiro com doações individuais em contas dos organizadores. O que por sua vez acaba por engajar e motivar a torcedores a irem isoladamente para participar de UMA FESTA.

      ****
      Mas nem tudo são flores… quanto à mobilização no momento ruim de 2009, faz-se necessário um elemento importante. Ela não partiu diretamente da torcida do Fluminense. Depois de muita discussão e pressão, a diretoria barateou o ingresso e colocou com base de promoção a torcida no estádio. O Fluminense COMPROU o apoio do torcedor. Valeu cada centavo.

    • Para constar, eu faço parte do movimento: “eu torcendo no meu canto como bem entendo”.
      Aliás, era cético quanto à Legião Tricolor, imaginando que descambaria para tudo de ruim que se associa à Organizadas. Quebrei a cara.

      • Pimentel,
        Esta de “…eu sozinho fazendo o que acho melhor…” nunca funcionou em nenhum ramo do conhecimento humano. A Internet EXIGE que as pessoas mudem de comportamento de maneira definitiva. Nunca antes na história dos relacionamentos humanos e sociedades tribais do terceiro milênio (que alguns chamam de “comunidades sociais”) é tão necessário o despreendimento e altruísmo… egoísmo e convicções personalistas são vencidas facilmente. O velho ditado de que A UNIÃO FAZ A FORÇA tem nas tecnologias atuais sua maior comprovação.

      • Concordo plenamente. Minha ressalva foi só para enfatizar que eu não pertenço ideologicamente a esses movimentos, apesar de conseguir registrar as “bemfeitorias” que tem feito (da mesma forma que consigo registrar os malefícios). Quando coloco tudo na balança, ainda constato que os malefícios em prol do time são maiores que os benefícios em prol da coletividade e civilidade. Por isso meu posicionamento cético.

  12. Walterson disse:

    Belo depoimento do Victor mas isso é muito diferente do que a TFC faz?

    • Matheus Reis disse:

      Pensei na mesa coisa, Walterson. Aliás, esse tipo de movimento parece estar ganhando força gradativa. Lembro que numa conversa com um amigo flamenguista ele me falava de uma torcida qeu tentava abandonar os cantos ofensivos e implementar o apoio ao time e não à própria torcida.

      Imagino que coisas parecidas acontecem em outras torcidas também.

      • Walterson disse:

        Creio ser esta a tendência, até porque as torcidas organizadas tradicionais estão perdendo força, exatamente por causa da violência que é inerente a estas. E os torcedores comuns estão mais interessados em ver o jogo e levar a família ao estádio. Só não acho que esteja acontecendo em todos os estádios pois a torcida do Gremio insiste em cantar uma única música, extremamente chata.

  13. Walterson disse:

    Alguem confirma o empréstimo do Reina para o Ceará?

  14. simone b de castro disse:

    OT: A rádio lobo entrevistou um tal de Gustavo, advogado, que disse que se as frangas quiserem ir ao próximo clássico, podem. É só recorrer à justiça. Falou um tempão sobre o estatuto do torcedor, e blá-blá-blá. Mas teve a semana inteira para esclarecer o torcedor cruzeirense, e não o fez. Tinha que ser franga mesmo!!!!

    • simone b de castro disse:

      * Globo

    • Matheus Reis disse:

      E não duvido nada que o boquirroto apóie essa jogadinha quando do próximo clássico.

      • simone b de castro disse:

        Eis a minha preocupação!

      • simone b de castro disse:

        Vão usar isso para garantir a definhante no clássico que vem! Isso vai dar confusão!

      • Eles NÃO VÃO usar isso pois não tem regra nenhuma. A torcida do Cruzeiro (A Mãfia Azul, por exemplo) que é uma das poucas torcidas organizadas com personalidade jurídica, é que Poderia obter uma liminar e garantir para a torcida do Cruzeiro, ao menos 10% de ingressos que o regulamento geral garante para os visitantes.
        Mas os cruzeirenses NÃO ESTÃO JOGANDO JUNTOS. E como diz um amigo, se eu estivesse em BH, estaria no estádio e ponto.

    • A diretoria do Cruzeiro sabia disso. Observe que, em nenhum momento, a diretoria do Cruzeiro se manifestou dizendo que o acordo era: Vai uma torcida agora e outra no jogo que vem.
      Quando falo que o bocagrande tá mandando na Arena do Jacaré, tá mandando no Ruralito e mandando no futebol mineiro, as pessoas ficam pedindo provas.
      Vocês terão provas. Neste jogo só terá franga e no jogo do returno eles vão arrumar um jeito de ter torcida visitante em menor número mas terão.

      • simone b de castro disse:

        Se não me engano Valdir Barbosa falou que no outro jogo o que ficou combinado foi que acontecesse o mesmo que hoje.

  15. Matheus Reis disse:

    No jogo do Goiás só vi os gols. Né por nada não, mas o futebol malemolente do time do Leão me lembra o Cruzeiro de 2004 treinado pelo mesmo Leão. Será que a “galera” do Goiás está “wellingtonpaulistando”?

    Jogo movimentado no clássico paulista. O Corinthians massacrou o Palmeiras na primeira metade do primeiro tempo. Fez um gol irregular num lance difícil de impedimento. Na segunda metade, o Palmeiras dominou com gol em lance discutível que Arnaldo disse estar legal.

    Chicão merecia ter sido expulso por duas faltas quase idênticas em Kléber. Não foi e o Adilson percebe uma das grandes vantagens em treinar o Corinthians…

    • Walterson disse:

      E a falta que o Kleber fez, na lateral no meio de campo? Se estivesse no Cruzeiro seria vermelho direto mas, no porco, nem amarelo levou.

  16. Alex Martins AMC disse:

    Cadê o post do jogo

  17. claudio(xina)lemos disse:

    Gilberto vai para o jogo.

  18. claudio(xina)lemos disse:

    Ou melhor Gilberto não vai para o jogo

  19. Walterson disse:

    Jogão este de Curintia x Porqueras e com as duas torcidas dando o maior show. Muito bom de assistir, disputado e corrido ao extremo.

  20. walfrido disse:

    Força Cruzeiro! Força Cuca. Pra cima das frangas, com muita raça. 1 a 0 pra nóis!

  21. Fabrício disse:

    Vamos Cruzeiro!!!!!!!!!

  22. Daniel Carvalho - Porto Alegre disse:

    Tudo no seu devido lugar. Eles já entram em campo derrotados. Vamos ver o que Buxa vai dizer desta vez. Parabéns Cruzeiro!!!

  23. Era claro o posicionamento do Cruzeiro num 3-4-1-2 com o Fabinho entre os zagueiro no primeiro tempo.
    Alguns PATETAS ficaram falando do Cruzeiro jogando no 4-4-2.
    Estes caras são MUITO RUINS. Até pela TV isto ficou claro, o Cuca aind falou sobre isto após o jogo. E os caras brigando com as imagens do jogo.
    Que dureza!

  24. kmp disse:

    Off: Vale dar uma conferida na coluna do PVC. Supremacia absoluta e em rede nacional pra todo mundo ver. Maravilha.

  25. Matheus Reis disse:

    Direto da minha tabela do Excel, alguns dados do BR-10.

    Total de Gols: 300
    Gols de Visitantes: 120
    Gols de Mandantes: 180
    Gols marcados no 1° tempo: 117
    Gols marcados no 2° tempo: 183
    Média: 2,50

    Gols marcados por período de jogo:
    00′-15′: 21
    15′-30′: 38
    30′-45′: 58
    45′-60′: 56
    60′-75′: 54
    75′-90′: 73

    Foram 120 jogos com 54 vitórias dos mandantes, 39 empates e 23 vitórias dos visitantes.

    O placar mais freqüente é 1×0 (24 vezes), seguido por 2×1 (19 vezes) e 1×1 (16 vezes).

  26. Naldo disse:

    Sem desmerecer a torcida do FLU que tá mandando bem. Porem, o que lhes resta fazer mais? Tem um time muito bom e lidera o Brasileirão com chances reais de título. Tem mais é que jogar junto.