GPT: “A partir de agosto as coisas vão melhorar”

Por SÍNDICO | Em 28 de julho de 2015

Pitacos de blogueiros e protagonistas acerca do SÃO PAULO 1×0 CRUZEIRO, no Morumbi, São Paulo, domingo, 26jul15, 16h, pela 15ª rodada do Brasileiro 2015.

VANDERLEI LUXEMBURGO, técnico do Cruzeiro: O gol do São Paulo saiu de um erro de saída de bola, depois teve a ansiedade dos mais jovens. No 2º tempo, tivemos chances com o Damião, poderíamos ter feito. Mas perder pro São Paulo, no Morumbi, é normal e o campeonato segue. Ficou isso, a ansiedade dos mais novos de querer resolver sozinho. Quando está começando, o jovem quer fazer tudo ao mesmo tempo. É uma situação natural. Os garotos não podem ser responsáveis pela postura do Cruzeiro na competição. São coadjuvantes. Precisam ganhar maturidade. Mas estamos colocando eles para ver se passa essa coisa mais rapidamente. Ninguém quer saber se é um projeto pra frente. Essa cultura é nossa. O Cruzeiro está em reconstrução, mas ninguém quer saber. As pessoas estão impacientes. O momento ;e de transição, de renovação. Tínhamos uma meta. A cada quatro jogos, oito pontos. Não está sendo possível. Agora temos que sair daquela parte do meio da tabela pra a parte de cima e evitar esse desconforto.

FÁBIO, goleiro do Cruzeiro: A gente tem que tentar a vitória desde o começo, jogando como time grande. Não adianta fora de casa jogar pra empatar. Se a gente sair derrotado buscando a vitória é compreensível. E temos que melhorar em todos os aspectos.

MANOEL, beque do Cruzeiro: As coisa não aconteceram, não fizemos gol nass várias oportunidades que tivemos. Precisamos nos ajudar pra sair dessa situação.

PAULO ANDRÉ, beque do Cruzeiro: Criamos chances, mas estamos um pouco ansiosos pra fazermos o último passe. Precisamos o último passe pra dar chances aos nossos atacantes.

GILVAN DE PINHO TAVARES, presidente do Cruzeiro: O trabalho da nova comissão técnica ainda é recente. Tenho certeza de que, a partir de agosto as coisas vão melhorar. A equipe é boa e os machucados estão voltando. Vai melhorar, tenho certeza. A qualquer momento, as coisas vão mudar. Perder fora pra um time como São Paulo, não me deixa chateado. Tivemos chances de fazer gol, jogamos igual a igual. O time vai evoluir, tenho certeza.

WILLIAM MACHADO, comentarista do PFC: O Cruzeiro tem bom elenco, mas o time é desorganizado, alterna boas e más jogadas, precisa ter um esquema mais definido.

SÉRGIO LUIZ, no PHD: Luxemburgo já tem a desculpa pronta pro fracasso: a tal “transição”. Isso aí todos já sabem. O que eu quero saber é quando ele escalará os melhores atletas do elenco. Leo e Marquinhos, remanescentes do ano passado, estão fora do time por quê? Num time com poucos talentos, ele não pode prescindir de Arrascaeta. Vai esperar ele ganhar força física pra quê? Disputar a Série B em 2016?

JAS, no PHD: Time do Cruzeiro, que jogou contra o São Paulo: Fábio, Ceará (Mayke), Manoel, Paulandré e Fabrício; Charles e Henrique.

Bruno Pontes, objetivo e sem chavões

Por SÍNDICO | Em 27 de julho de 2015

BRUNO PONTES, no PHD:

  1. Luxa me parece perdido. Quer fazer “algo diferente”, mas não sabe o quê.
  2. O time prende a bola demais quando ataca. Parece não saber o que fazer com ela, perdendo timing e desperdiçando espaços. 
  3. Marquinhos, Gabriel Xavier e Arrascaeta no banco. Eu entenderia se o time estivesse mostrando progresso. Mas não está. Não é melhor insistir em quem já mostrou futebol recentemente?
  4. Gostei muito da zaga, especialmente Manoel, apesar da falha no gol.
  5. Volantes estão afoitos, provavelmente sobrecarregados.
  6. Como erra passe o time do Cruzeiro!

Meus pitacos:

  1. Luxa está experimentando, tentando se virar. Trocar treinador no meio da competição dá nisto.
  2. Perfeito. O Cruzeiro ataca a 20 Km/h e sem concatenação. Causa agonia.
  3. Os três e os outros que entraram oscilam permanentemente. É uma gangorra de enlouquecer treinador.
  4. Nenhum elenco do campeonato dispõe de tantos beques bons como o Cruzeiro. O gol foi fruto de uma jogada surpreendente, com um cruzamento “fora do contexto”.
  5. Não diria afoitos, mas têm de marcar e municiar o ataque, o que é demais pra apenas dois jogadores. Lá se foi o tempo em que Ribeiro e Goulart dividiam as tarefas com eles.
  6. Ontem, errou menos que o adversário e perdeu o jogo mesmo assim. Um time lento, que não abre espaços, facilita a marcação adversária e potencializa o erro de passe.

Vale a pena discutir com quem não está o tempo todo querendo torcendo pras próprias opiniões.

Peguem carona neste bate-papo. Ou liguem a rádia às 18h.

Quem foi o melhor no Morumbi?

Por SÍNDICO | Em 27 de julho de 2015

Quem foi o melhor de SÃO PAULO 1×0 CRUZEIRO, no Morumbi, São Paulo, domingo, 26jul15, 16h, pela 15ª rodada do Brasileiro 2015?

TORCIDA CELESTE se fez presente. Máfia, Geral e Jovem fora de ônibus de Beagá a Sampa. Mineiros residentes na cidade também compareceream. Só não tiveram motivos pra se entusiasmar e fazer barulho. (Síndico)

FÁBIO foi o único a desempenhar com perfeição seu papel. (Matheus Chaves)

CEARÁ foi nulo no apoio e cedeu espaço ao Carlinhos no cruzamento do gol bambino. (Matheus Chaves) /// No lance do gol, fez o que se espera de um marcador: fechou pra Carlinhos não ir à linha de fundo e cruzar com a perna boa. O problema é que a fase está tão ruim que tricolor cruzou a ruim mesmo e ainda assim achou o Pato livre dentro da área. (Rafael Freire)

MANOEL foi posto à prova o jogo inteiro e mais acertou que falhou. Lamentável foi seu posicionamento no lance do gol. (Matheus Chaves)

PAULO ANDRÉ salvou um gol e desarmou diversas tramas bambinas. Acompanhou seu companheiro de zaga na falha que resultou no gol. (Matheus Chaves)

FABRÍCIO tentou se apresentar ao ataque, mas faltou-lhe qualidade e velocidade. (Matheus Chaves)

HENRIQUE errou mais passes que o habitual, pois foi duramente fustigado pelo meiocampo bambino. (Matheus Chaves)

CHARLES foi quem mais jogou no meiocampo celeste. Desarmou, armou e chutou. Pena que falta quem dê continuidade ofensiva às suas jogadas. (Matheus Chaves) /// Muito dedicado, com boas roubadas de bola e algumas tentativas de levar o time à frente, mas ninguém joga sozinho. (Bruno Barros)

MARCOS VINÍCIUS não não marcou, nem criou, como seria necessário. (Matheus Chaves)

WILLIAN recompôs bem na etapa inicial e foi só. Cansou no segundo tempo e não acertou mais um lance sequer. (Matheus Chaves)

MARINHO tentou algumas jogadas individuais, com resultados bisonhos. (Matheus Chaves)

VINÍCIUS ARAUJO jogou dum pouco melhor do que seus companheiros de ataque, servindo como opção de passe pelos lados da área. (Matheus Chaves) /// Mostrou bom toque e proteção de bola, e bastante entrega. Foi o mais lúcido dos jogadores de frente. (Zuloobas)

MAYKE fez dois bons cruzamentos pra Damião. (Matheus Chaves)

GABRIEL XAVIER ciscou e nada mais. (Matheus Chaves)

LEANDRO DAMIÃO esteve mais perto de marcar que Vinícius Araujo, mas faltou pontaria, velocidade e posicionamento. (Matheus Chaves)

VANDERLEI LUXEMBURGO armou um time razoável, considerando-se o elenco à sua disposição. Mas como não insiste numa formação, seus escolhidos não se entrosam. O time deste jogo ter sido apresentado no vestiário, principalmente, do meio pra frente. (Matheus Chaves)

CRUZEIRO sofreu até pouca pressão, uma vez que o ataque tricolor não conseguia criar nada muito digno de nota. Defesa e a volância, além de evitar as chegadas do adversário, teriam que ter armado as jogadas de ataque. (Matheus Chaves)

SÃO PAULO deu bastante espaço ao ataque celeste, que não conseguiu aproveiá-los. Tem uma dupla de ataque rápida e quase nada mais. (Matheus Chaves)

ÁRBITROS não complicaram. Tomaram decisões corretas, com exceção do cartão amarelo a Fabrício, que devia ser dado também a Centurión. Ou a nenhum dos dois. (Síndico)

São Paulo 1×0 Cruzeiro: Com esse ataque de riso não dá!

Por SÍNDICO | Em 26 de julho de 2015

CRUZEIRO contra o São Paulo, no Morumbi, São Paulo, às 16h de 26jul15, pela 15ª rodada do Brasileiro 2015.

CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro está em 12º, com 17 pontos e 41% de aproveitamento; São Paulo é o 6º, com 26 pontos e 52% de aproveitamento.

BANCO do Cruzeiro: Rafael Monteiro (G), Mayke, Mena, Pará (L), Douglas Grolli, Leo Simões (B), Willians (V), Gabriel Xavier, Alisson (M), Marquinhos, Leandro Damião (A).

AUSENTES no Cruzeiro: Dedé, Bruno Rodrigo, Willian Farias, Júlio Baptista e Judivan, lesionados.

PENDURADOS no Cruzeiro: Charles, Fabrício, Marcos Vinícius, Marinho, Mayke e Pará.

VANDERLEI LUXEMBURGO, técnico do Cruzeiro: “Conversei com o Damião, explicando que futebol é dessa forma. Não está rendendo conforme esperado, é normal sair. Mas tudo muda, a bola é redonda, daqui a pouco ela bate nele, entra, muda o que está se falando agora e os mesmos que criticam hoje vão elogiá-lo lá na frente. Alisson viaja. Fez o trabalho intenso da semana e está à disposição pra entrar no jogo se for necessário”.

BANCO do São Paulo: Renan Ribeiro (G), Auro (L), Lyanco (B), Breno (B), Edson Silva (B), Hudson (V), Matheus (L), João Paulo (A).

AUSENTES no São Paulo: Wesley, Bruno, Alan Kardec, Denis, Daniel, lesionados; Paulo Henrique Ganso e Luis Fabiano, suspensos.

PENDURADOS no São Paulo: Alexandre Pato, Bruno, Ganso e Thiago Mendes.

JUAN CARLOS OSORIO, técnico do São Paulo: “Fico muito triste, frustrado por não estar no banco. Queria competir contra um grande time como o Cruzeiro e contra um treinador tão reconhecido como o Luxemburgo, a quem respeito muito. Mas estarão o Milton e o Luiz Paes. Trabalhamos muitos detalhes, esperamos ter um bom jogo e todas as possibilidades de ganhar”.

SÃO PAULO, fundado em 25jan30 e refundado em 16dez35, o São Paulo Futebol Clube, tem em seu seu currículo 3 mundiais, 3 Libertadores, 2 Recopa, 1 Sulamericana, 1 Supercopa, 1 Conmebol, 1 Master Conmebol, 6 brasileiros, 1 Rio-SãoPaulo, 22 paulistas.

PÚBLICO médio do São Paulo é de  21.190 (5º lugar); do Cruzeiro é de 13.755 (11º).

RANKING da CBF: Cruzeiro é o 1º com 15.328 pontos; o São Paulo é o 7º, com 12.738.

TRANSMISSÃO: Globo Minas, pra Minas Gerais, com narração de Rogério Correa e comentários de Bob Faria e Márcio Rezende de Freitas. Première, pro resto do país, com narração de Odinei Ribeiro e comentários de William Machado.

O JOGO

15h55 TIMES em campo.

15h57 CRUZEIRO, todo de azul, São Paulo, com o tradicional uniforme branco.

16h COMEÇA. Cruzeiro, à esquerda das tribunas, dá a saída.

01 Ceará recebe de Marinho e cruza direita. Defesa tricolor deixa bola escapar, Charles chuta, por cima do travessão.

02 São Paulo troca passes na entrada da área celeste, Boschilia chuta. Ceará cede corner.

03 Bastos chuta forte, cruzado, da direita. Bola passa por cima do travessão.

04 Boa trama ofensiva celeste, Vinícius Araujo é cercado e desarmado na meialua

05 Schmidt perde bola na meiuca, Cruzeiro sai em cotrataque.

06 Fabrício vai à linha de fundo pela esquerda, Caio corta na pequena área, impedindo o arremate de Vinícius.

07 Boschilia cruza direita, Paulo André corta, na área celeste.

08 Marinho comete falta em Carlinhos na esquerda do ataque tricolor. Carlinhos cobra, Henrique corta.

09 Vinícius aperta marcação, Toloi tira bola da defesa, com um chutão.

10 Bastos cruza direita, Ceará não deixa pato arrematar. Leva um drible, insiste e fica com a bola.

11 Baterrebate na área tricolor, após boa jogada de Marcos Vinícius. Bola sobra pra Rogério Ceni.

12 ONZE cruzeirenses no campo de defesa, Sumpaulo troca passes na meiuca.

13 Bastos chuta da entrada da área, bola sobe muito e passa por cima do travessão.

14 Manoel briga pela bola com Centurion e Pato na meiuca. Bola é recuada pra defesa tricolor.

15 Manoel tira de cabeça na entrada da área celeste, Henrique completa o desarme celeste.

16 Ceará cruza direita, Lucão corta na área paulista.

17 LUXEMBURGO quer saídas mais rápidas dos volantes.

18 Paulo André desarma Cnturion no lado esquerdo da área celeste.

19 Henrique desarma Boschilia na frente da área celeste, torcida bambina chuta querendo falta, que não houve.

20 Carlinhos cava falta em disputa com Ceará, pela esquerda. Juiz dá, Carlinhos cobra, Manoel corta, de cabeça.

21 Cruzeiro pressiona, Lucão corta, Paulo André responde com um chutão, na meiuca. Bola pra ninguém.

22 Bastos joga bola na área, Manoel corta, impedindo Centurion de arrematar.

23 Schmidt passa a Carlinhos, que cruza da esquerda, Paulo André tira bola de cabeça.

24 Henrique lança Willian, que entra na área, corta pra dentro e cai. juiz manda seguir.

25 Henrique toma bola de Rodrigo Caio e aciona Marcos Vinícius, que não consegue dar continuidade à jogada.

26 Fabrício desarma Bastos na direita, São Paulo recomeça a jogada pelo lado esquerdo.

27 Manoel, pressionado por Pato, recua. Fábio tira bola da área, com um chutão.

28 Paulo André cede corner na esquerda, Bastos cobra, Fabrício corta, de cabeça.

29 Ceará sente dores na coxa, Mayke no aquecimento.

30 Sumpaulo pressiona, Bastos na área não consegue arrematar e reclama do sol na cara.

31 Marinho perde bola no ataque, mas persegue Pato e se recupera. Na sequência, Fabrício sai jogando.

32 Thiago Mendes passa o rodo em Charles, que saia pro ataque,

33 Marinho cobra falta, mal. Lucão corta.

34 BOA! Vinícius Araujo arranca da meiuca, entra na área e cruza pra trás. Lucão corta.

35 Willian chuta cruzado, rasteiro, bola sai à direita de Ceni.

36 Pato tenta entrar na área celeste, Manoel toma-lhe a bola e arma contrataque celeste, que dá em nada.

37 Ceará recuperado, joga normalmente.

38 Centurion desarma Henrique, que insiste e recupera a bola. Marcação celeste é forte.

39 Charles chuta de fora da área, Rogério Ceni cata.

40 DEFESAÇA. Bastos rola pra Pato, que arremata da marca do pênalti. Fábio voa e espalma pra corner à sua esquerda.

41 Bastos cobra corner na direita, Pato chuta, Fábio defende.

42 Manoel desarma Centurion, que passa-lhe o rodo, na meiuca. Juiz manda seguir.

43 Marinho tenta arrancada pela direita, Schmidt toma-lhe a frente e recua pra Ceni.

44 Bastos dribla Paulo André, mas é desarmado na sequência.

45 GOL. Carlinhos, livre na esquerda, corta Ceará pra dentro e cruza em diagonal. Pato, nas costas de Manoel, quase na risca da pequena área penteia a bola, que entra à esquerda de Fábio.

46 Jogadores celestes cercam juiz e bandeira pedindo impedimento, que não houve,

47 Willian tenta jogada individual dentro da área tricolor, mas é cercado e perde a bola.

48 FIM de 1º tempo. Ataque do Cruzeiro não consegue jogar.

INTERVALO

17h06 TIMES voltam a campo.

17h07 TROCAS. Marcos Vinícius x Gabriel Xavier, Ceará x Mayke.

17h08 COMEÇA o 2º tempo.

46 Gabriel Xavier tenta jogada pela esquerda, Thiago Mendes impede.

47 Vinícius Araujo tenta jogada pela esquerda, mas cruza pra ninguém.

48 Xavier e Toloi disputam na meiuca, bola fica com Manoel que recua pra Fábio.

49 Henrique quer sair jogando, mas é desarmado com Falta por Pato, na meialua celeste.

50 Willian arranca pelo maio, rola pra marinho, que passa a Mayke. Carlinhos faz o desarme com carrinho, o lateral celeste cai sentindo dores no pé.

51 Fabrício corta bastos duas vezes na pontesquerda, tricolor se recupera e joga bola pra lateral.

52 Boschilia se livra de três cruzeirenses e tenta armar jogada com Centurion e Carlinhos, Mayke fica com a bola.

53 Bastos cruza direita, Pato tem dificuldade de dominar dentro da área, Manoel despacha a bola pra longe.

54 Bastos cruza da direita, Paulo André corta, dentro da área celeste.

55 Rodrigo Caio recebe na cara do gol, é travado por Paulo André. bandeira dá impedimento do bambi.

56 Paulo André recua, Fábio se apressa, chega antes de Pato e joga bola pra Manoel.

57 Henrique desarma Schmidt passa a marinho, que cruza rasteiro, Willian não alcança a bola, que cruza a pequena área paulista.

58 Leandro Damião no aquecimento. Nos últimos 15 jogos, ele fez 4 gols.

59 TROCA. Vinícius Araujo x Leandro Damião.

60 Gabriel Xavier faz jogada pela esquerda, Willian é derrubado e desarmado na frente da área tricolor, juiz manda seguir.

61 Pato dribla Henrique e cruza da esquerda, Manoel corta de cabeça, dentro da área celeste.

62 Manoel lança Damião, que faz o pivô. Bola sobra pra Willian, juiz para o lance acusando mão na bola.

63 TROCA. João Schmidt x Hudson.

64 CHOCHO. Mayke cruza direita, Damião cabeceia mal, bola sai pela linha de fundo.

65 Marinho cruza direita, Toloi corta de cabeça dentro da área bambina.

66 Manoel divide com Boschilia, que cai sentindo dores na perna. Carromaca faz o carreto do volante.

67 Boschilia volta ao jogo.

68 Sumpaulo troca passes no atque, sem objetividade.

69 Marinho puxa contrataque, mas não vai em direção ao gol e jogada para na marcação de Hudson.

70 ONZE tricolores na defesa. Cruzeiro ataca com Manoel pela esquerda. Cruzamento sai rasteiro, Ceni encaixa.

71 LUXEMBURGO manda marinho pra esquerda e Willian pra direita.

72 Hudson desarma Charles e stica pra bastos que cruza direita, Manoel se antecipa a Centurion e corta de cabeça.

73 PERDEU. Mayke cruza rasteiro, Damião chega de carrinho, mas não alcança a bola na pequena área. Se encostasse marcaria o gol.

74 Charles impede cruzamento de Centurion cedendo corner.

75 Bastos cobra corner na esquerda, bola passa por trás do arco celeste. Tiro de meta.

76 TROCA. Boschilia x Edson,

77 Charles desarma Pato, com falta, na lateral esquerda celeste.

78 Pato cobra falta, Fabrício dá um bico pra lateral.

79 TROCA. Alexandre Pato x João Paulo.

80 Rodrigo Caio lança Michel Bastos, que dá uma canelada na bola e cede lateral.

81 PUTAQUIUPARIU! Damião fica na cara do gol, Edson Silva chega de carrinho e desarma do centroavante na hora do arremate.

82 WILLIAM MACHADO, comentarista do PFC: “Cruzeiro tem bom elenco, mas o time é desorganizado, alterna boas e más jogadas, precisa ter um esquema mais definido,”

83 Henrique recebe de Charles, mas é desarmado quando se prepara pra arrematar.

84 São Paulo contrataca, Fábio defende com os pés.

85 PÚBLICO: 29.719 presentes, R$740.897.

85 Paulo André salva quase em cima da risca salvando arremate de João Paulo.

86 Charles faz lançamento precioso pra Willian, que chuta forte. Bola sai perto do poste esquerdo.

87 Cruzeiro é lento no ataque. Defesa faz o que pode pra salvar o time.

88 PASSES ERRADOS: São Paulo 38×33.

89 Toloi para Marinho com falta no campo de defesa celeste, impedindo contrataque.

90 Marinho tenta jogada pela esquerda, mas perde a bola bisonhamente.

91 Fabrício comete falta em Fabrício, quase um corner na direita.

92 DEFESAÇA. Erro de saída de Fabrício, que entrega a bola a João Paulo. Ele chuta à queimarroupa, Fábio evita o gol, defendendo com o peito.

93 AMARELO. Fabrício, por falta em Centurion, que também foi maldoso. Juiz foi na do bambi.

93 SUSPENSO. Fabrício leva terceiro amarelo e não joga contra o Sport, em Recife.

94 FIM de jogo. Cruzeiro cai pro 13º lugar, São Paulo sobe pro 5º.

SÃO PAULO 1×0 CRUZEIRO, domingo, 26jul15, 16h. TEMPO: bom, temperatura 17º, vento 10 Km/h, umidade 72%. LOCAL: Morumbi (67 mil), São Paulo. MOTIVO: 15ª rodada do Brasileiro 2015. TRANSMISSÃO: Globo Minas e Première. PÚBLICO: 29.719 presentes, R$740.897, média R$25. ARBITRAGEM: Marcelo de Lima Henrique, Clovis Amaral da Silva, Albino Andrade Albert Junior, trio pernambucano, Flavio Rodrigues de Souza, 4º A, paulista, Nilson de Souza Monção, Ismael Souza, delegados paulistas. AMARELO: Fabríco (C). GOL: Alexandre Pato, 45. SÃO PAULO: Rogério Ceni; Thiago Mendes, Toloi, Lucão e Carlinhos; Rodrigo Caio, João Schmidt (Hudson) e Boschilia (Edson Silva); Michel Bastos, Centurión e Pato (João Paulo). T: Juan Carlos Osorio. CRUZEIRO: Fábio; Ceará (Mayke), Manoel, Paulo André e Fabrício; Charles e Henrique; Marinho, Marcos Vinícius (Gabriel Xavier) e Willian; Vinícius Araújo (Leandro Damião). T: Vanderlei Luxemburgo. HISTÓRICO: Foi o 75º Cruzeiro x São Paulo. O Cruzeiro venceu 18, empatou 21, perdeu 36; marcou 73 gols, levou 104. Pelo Brasileiro, foram 55 jogos, 10 vitórias do Cruzeiro, 15 empates, 30 vitórias do São Paulo. Pela Libertadores, 6 partidas, 3 vitórias do Cruzeiro e 3 do SPFC. O Cruzeiro marcou 5 gols e levou 6. Nas três vezes em que decidiram títulos, o Cruzeiro venceu duas (Copa Ouro, em 1995, e Copa do Brasil, em 2000) e perdeu uma (Recopa Sulamericana, em 1993). DESEMPENHO do Cruzeiro na história do Campeonato Brasileiro: 55 participações em 59 campeonatos, 1.288 jogos, 564 vitórias, 344 empates, 380 derrotas, 1.911 gols marcados, 1.470 sofridos.

15ª BR: Franga no topo, Peixe fora da zona

Por SÍNDICO | Em 25 de julho de 2015

15ª rodada do Brasileiro 2015, disputada em 25/26jul15:

AVAÍ 1×2 ATLÉTICO-PR, 25jul15sab18h30, 15ª BR 2015, Ressacada (17 mil), Florianópolis, pagantes, presentes, R$, média R$. Árbitros: Wilton Pereira Sampaio (GO), Fabrício Vilarinho Silva (GO), Eduardo Gonçalves Cruz (MS). Amarelos: Tauã, Roberto (Ava); Sidcley, Crysan, Eduardo (Atl). Gols: Marcos Guilherme, 42, Rômulo, 83, Marcos Guilherme, 89. AVAÍ: Vagner; Nino Paraíba, Jéci, Emerson e Romário; Pablo, Eduardo Neto (Juninho) e Renan Oliveira; Roberto, Tauã (Rômulo) e William (André Lima). T: Gilson Kleina. ATLÉTICO-PR: Weverton; Eduardo (Bruno Pereirinha), Vilches, Kadu e Sidcley (Natanael); Otávio, Hernani e Bruno Mota; Marcos Guilherme, Crysan (Ytalo) e Nikão. T: Milton Mendes.

GRÊMIO 1×1 SPORT, 25jul15sab19h30, 15ª BR 2015, Humaitá (56 mil), Porto Alegre, 31.084 pagantes, 33.437 presentes, R$1.134.524, média R$36. Árbitros: Péricles Cortez, Rodrigo Corrêa, Dibert Pedrosa Moisés, cariocas. Gols: Pedro Rocha, 44, Diego Souza, 62. GRÊMIO: Tiago; Galhardo, Rafael Thierry, Erazo e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano (Fernandinho) e Douglas (Maxi Rodríguez); Luan e Pedro Rocha (Braian Rodríguez). T: Roger Machado. SPORT: Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Danilo; Rithely, Rodrigo Mancha (Elber) e Wendel; Marlone, André (Régis) e Diego Souza (Samuel). T: Eduardo Baptista.

ATLÉTICO-MG 1×0 FIGUEIRENSE, 25jul15sab21h, 15ª BR 2015, Independência (23 mil), BH, 16.056 pagantes, R$644.340, média R$40. Árbitros: Luiz Flavio de Oliveira, Marcelo Carvalho Van Gasse, Rogério Pablos Zanardo, paulistas. Amarelos: Dátolo, Carioca (A), Saimon, Yago, Leandro (F). Gol: Pratto, 62. ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete (Guilherme), Rafael Carioca, Dátolo (Guilherme) e Giovanni Augusto (Cárdenas); Thiago Ribeiro (Carlos) e Lucas Pratto. T: Levir Culpi. FIGUEIRENSE: Alex Santana; Leandro Silva, Saimon, Marquinhos e Pedroso; Paulo Roberto, Fabinho, João Victor (Sueliton), Dudu e Rafael Bastos (Yago); Marcão (Thiago Santana). T: Argel Fucks.

SANTOS 2×0 JOINVILLE, 26jul15dom11h, 15ª BR 2015, Vila Belmiro (16 mil), Santos, pagantes, R$. Árbitros: Ricardo Marques Ribeiro, Marcio Eustáquio Santiago, Marcus Vinicius Gomes, mineiros. Amarelos: Zeca, Braz (S); Fabrício, Anselmo (J). Gols: Gabriel, 3 e 17. SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Werley, David Braz e Zeca; Renato, Paulo Ricardo e Marquinhos Gabriel; Geuvânio (Elano), Gabriel (Marquinhos) e Nilson (Serginho). T: Dorival Jr. JOINVILLE: Agenor; Arnaldo, Guti, Douglas Silva e Rogério; Anselmo, Fabrício (Luis Meneses) e Naldo (Marcelo Costa); William Popp (Kempes), Marion e Silvinho.  T: Adilson Baptista.

CHAPECOENSE 2×1 FLUMINENSE, 26jul15dom11h, 15ª BR 2015, Condá (19 mil), Chapecó. 8.494 presentes, R$113.400. Árbitros: Raphael Claus, Danilo Ricardo Simon Manis, Daniel Paulo Ziolli, paulistas. Amarelos: Cleber, Bruno (C); Jean, Antônio, Edson (F). Vermelho: Lucas Gomes (F). Gols: Bruno Rangel, 26, Edson, Bruno Rangel, 89. CHAPECOENSE: Danilo; Apodi, Vilson, Neto e Dener; Bruno Silva, Elicarlos, Cleber Santana (Hyoran), Tiago Luís (Maranhão) e Ananias (Wagner); Bruno Rangel T: Vinicius Eutrópio. FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Wellington Silva (Renato), Gum, Antônio Carlos e Breno Lopes; Edson, Jean, Gustavo Scarpa e Marcos Junior; Osvaldo (Lucas Gomes) e Fred (Magno Alves). T: Enderson Moreira.

CORITIBA 1×1 CORINTHIANS, 26jul15dom16h, 15ª BR 2015, Couto Pereira (40 mil), Curitiba. Árbitros: Pablo dos Santos Alves (PB), Alessandro Rocha Matos (BA), Cleriston Clay Barreto Rios (SE). Amarelos: Leandro, Evandro, Raphael (Cox); Cassio, Ralf (Cor). CORITIBA: Wilson, Norberto, Luccas Claro, Leandro Silva (Evandro) e Juninho; João Paulo, Alan Santos (Negueba), Thiago Galhardo (Rodolfo) e Esquerdinha; Marcos Aurélio e Rafhael Lucas. T: Ney Franco. CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Edu Dracena e Uendel; Bruno Henrique; Jadson, Elias, Renato Augusto (Ralf) e Malcom (Rildo); Vagner Love (Danilo). T: Tite.

GOIÁS 0x1 FLAMENGO, 26jul15dom16h, 15ª BR 2015, Serra Dourada (41 mil), Goiânia, 10.298 pagantes, 12.248 presentes R$760.080. Árbitros: Heber Roberto Lopes, Kleber Lucio Gil, Carlos Berkenbrock, catarinenses. Amarelos: Diogo, Carlos (G); Guerrero (F). Gol: Marcelo Cirino, 71. GOIÁS: Renan; Gimenez, Fred, Felipe Macedo e Diogo Barbosa; Rodrigo, Patrick (Liniker), David e Felipe Menezes; Murilo (Lucas Coelho) e Bruno Henrique (Carlos). T: Julinho Camargo. FLAMENGO: César; Ayrton (Pará), César Martins, Marcelo e Jorge; Cáceres, Márcio Araújo, Canteros (Alan Patrick) e Everton; Marcelo Cirino (Gabriel) e Paolo Guerrero. T: Cristóvão Borges.

PONTE PRETA 0x0 INTERNACIONAL, 26jul15dom16h, 15ª BR 2015, Moisés Lucarelli (19 mil), Campinas. Árbitros: Bruno Arleu Araújo, Luiz Cláudio Regazone, João Luiz Albuquerque, cariocas. Amarelos: Gílson, Biro (P); Nico, Geferson (I). PONTE PRETA: Marcelo Lomba; Rodinei, Tiago Alves, Diego Ivo e Gílson; Juninho, Fernando Bob e Felipe (Bady); Felipe Azevedo (Keno), Borges (Leandrinho) e Biro Biro. T: Guto Ferreira. INTERNACIONAL: Alisson; William, Ernando, Alan Costa e Geferson; Rodrigo Dourado, Anderson (Valdivia), Alex (Nico Freitas) e Eduardo Sasha; Nilmar (Vitinho) e Lisandro López. T: Diego Aguirre.

SÃO PAULO 1×0 CRUZEIRO, 26jul15dom16h, 15ª BR 2015, Morumbi (67 mil), São Paulo, 29.719 presentes, R$740.897, média R$25. Árbitros: Marcelo Lima Henrique, Clovis Amaral da Silva, Albino Andrade Albert Junior, trio pernambucano. Amarelo: Fabrício (C). Gol: Alexandre Pato, 45. SÃO PAULO: Rogério Ceni; Thiago Mendes, Toloi, Lucão e Carlinhos; Rodrigo Caio, João Schmidt (Hudson) e Boschilia (Edson Silva); Michel Bastos, Centurión e Pato (João Paulo). T: Carlos Osorio. CRUZEIRO: Fábio; Ceará (Mayke), Manoel, Paulo André e Fabrício; Charles e Henrique; Marinho, Marcos Vinícius (Gabriel Xavier) e Willian; Vinícius Araújo (Leandro Damião). T: Vanderlei Luxemburgo.

VASCO 1×4 PALMEIRAS, 26jul15dom18h30, 15ª BR 2015, São Januário (24 mil), Rio, 13.775 pagantes, R$348.740. Árbitros: Anderson Daronco (RS), Fabio Pereira (TO), Rafael Silva Alves (RS). Amarelos: Rodrigo, Madson, Dagoberto (V); Ramos (P). Gols: Leandro Pereira, 3 Dudu, 17, Victor Ramos, 35, Leandro Pereira, 54, Riascos, 68. VASCO: Martín Silva (Jordi); Madson, Aislan (Serginho), Rodrigo e Júlio Cesar; Anderson Salles, Guiñazu, Jhon Cley e Andrezinho; Dagoberto (Riascos) e Herrera. T: Celso Roth. PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Jackson e Egídio; Gabriel, Arouca, Robinho (Cleiton Xavier) e Dudu; Rafael Marques (Cristaldo) e Leandro Pereira (Lucas Barrios). T: Marcelo Oliveira.

A safra

Por SÍNDICO | Em 25 de julho de 2015

Brasil conquistou a Copa das Confederações e ninguém comemorou. “Não fez mais do que a obrigação”, comentaram os infames mesarredondistas.

Perdeu a Copa, eles surtaram: “Safra péssima”, “CBF corrupta”, Scolari burro”, Jogadores descompromissados”e asneiras afins.

Perdeu a Copa América, mas desatinos. Perdeu o Pan, estão todos horrorizados.

E, na esteira dos mesarredondistas, vai o cordão dos torcedores sem tutano.

Tem nada disso. Futebol é muito fácil de se jogar e todo mundo aprendeu. Foi-se o tempo em que o Brasil mandava e desmandava no tapete verde. Agora é lá e cá.

Mas esta história de safra ruim me deixa especialmente intrigado. Será que nenhum clube rico quer contratar jogadores brasileiros, por serem de safra ruim?

ManU, Real, Barça, PSG, ManC, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Bayern, Juventus, Milan, Inter, Roma, Hotspur, Galatasaray, Fenerbarche, Schalke, AtlMadrid, Ajax, Napoli, Hamburgo, Everton são os clubes mais ricos do Ocidente, segundo listas da Forbes, Deloitte e Brand Finance.

Pergunto ao internacionalizado leitor: Que brasileiros jogam nesses times? Nenhum? Meia dúzia? Uns dez? Nomes dessa safra imprestável de brasieliros que estão no Top12 do futebol, por favor.

Pronto pra podar a asa negra

Por SÍNDICO | Em 25 de julho de 2015

CRUZEIRO escalado pra enfrentar o São Paulo, domingo, no Morumbi: 

  • Fábio; Ceará, Manoel, Paulo André e Fabrício; Charles e Henrique; Marinho, Marcos Vinícius e Willian; Vinícius Araújo. 

Vanderlei Luxemburgo explicou: 

  • “Na primeira parte do treino, tirei o Arrascaeta, que estava bastante carregado de treinamentos, mas vai pro jogo. Coloquei o Bigode, mantendo o esquema. Depois, troquei o Bigode pelo Marquinhos e o Marcos Vinícius pelo Xavier. Mas a ideia é começar o jogo com a equipe que iniciou o treino. Conversei com o Damião, explicando que futebol é dessa forma. Não está rendendo conforme esperado, é normal sair. Mas tudo muda, a bola é redonda, daqui a pouco ela bate nele, entra, muda o que está se falando agora e os mesmos que criticam hoje vão elogiá-lo lá na frente. Alisson viaja. Fez o trabalho intenso da semana e está à disposição pra entrar no jogo se for necessário.”

Agora, é com vc, estridente leitor: bote a boca na corneta e conserte o que está errado.

Strategic sourcing no Cruzeiro

Por SÍNDICO | Em 24 de julho de 2015

Gilvan de Pinho Tavares, em coletiva, durante a apresentação do novo direitor de futebol, Isaias Tinoco.

Queremos criar modelo próprio do Cruzeiro. Jogador da base será modelado pra subir ao elenco profissional. Vamos nos esforçar pra diminuir o número de atletas contratados pro time principal, abrindo espaço pra atletas da base, que não sentirão diferença entre os treinamentos das Tocas I e II, nem entre os jogos da base e do profissional. Deivid foi designado pra essa função, junto com Mello. Eles e o pessoal dos departamentos médico e de fisiologia vão integrar o trabalho da base com o do profissional. Isaías Tinoco conhece bem o trabalho de base e conduzirá esse trabalho

Caro etiquetófilo leitor, vc se sente frustrado com esta proposta?

E vc, pratófilo leitor, se anima com a perspectiva de aproveitamento das revelações da base?

Show de horrores da Record, show de bola do SporTV

Por SÍNDICO | Em 24 de julho de 2015

Esporte na TV:

  • ESPN e FOX compraram direitos de transmissão do Campeonato Espanhol por US$50 milhões por ano pelas próximas 5 temporadas.
  • SPORTV agora é dona da NBA.
  • ESPORTE INTERATIVO, canal da Turner, foi o derrotado na competição por Messi e Cristiano.
  • ESPORTE INTERATIVO comprou a UEFA Champions League.
  • ESPN e FOX também dividirão o Campeonato Alemão nos próximos três anos.
  • SPORTV dando show de bola nas transmissões do Pan. Comentaristas dando aula e repórteres fazendo perguntas inteligentes.
  • RECORD, que é péssima em tudo, conseguiu ser ainda pior no Pan. Entre outras baranguices, anuncia atletismo e mostra Gugu.

Uma coisa é certa: Cristiano e Messi estarão livres das minhas cornetadas.

14ª BR: Cruzeiro patina

Por SÍNDICO | Em 23 de julho de 2015

rodada do Brasileiro, disputada em 18/19jul15.

FLAMENGO 1×0 GRÊMIO, 18jul15sab18h30, 14ª BR, Maracanã (78 mil), Rio de Janeiro, 44.218 pagantes, 51.050 presentes, R$2.070.015, média R$47. Árbitros: Ricardo Marques Ribeiro, Márcio Eustáquio Santiago, Guilherme Dias Camilo, mineiros. Amarelos: Sheik (F); Rocha, Hermes, Geromel, Grohe, Maicon (G). Gol: Guerrero, 40. FLAMENGO: Cesar, Ayrton, Marcelo, Wallace e Jorge; Márcio Araújo, Canteros e Everton (Gabriel); Marcelo Cirino (Arthur Maia), Emerson Sheik e Paolo Guerrero. T: Cristóvão Borges. GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Walace (Braian Rodriguez), Maicon, Giuliano e Douglas (Fernandinho); Luan e Pedro Rocha (Vitinho). T: Roger Machado.

INTERNACIONAL 2×1 GOIÁS, 18jul15sab18h30, 14ª BR, BeiraRio (50 mil), Porto Alegre, 16.768 pagantes, 19.373 presentes, R$386.065, média R$23. Árbitros: Marcelo Lima Henrique (PE), Francisco Bezerra Jr (PE), Naílton Sousa Oliveira (CE). Amarelos: Zé Mário (I); Gimenez (G). Gols: Eduardo, 58, Felipe Menezes, 79, Eduardo Sasha, 87. INTERNACIONAL: Muriel; Wellington, Réver (Eduardo), Juan (Anderson) e Zé Mário; Nico Freitas, Nilton, Alex (Bertotto), Vitinho e Eduardo Sasha; Rafael Moura. T: Diego Aguirre. GOIÁS: Renan; Gimenez, Felipe, Fred e Diogo; Rodrigo, David (Liniker), Patrick (Carlos Eduardo) e Felipe Menezes; Bruno Henrique e Murilo (Lucas Coelho). T: Julinho Camargo.

CORINTHIANS 1×0 ATLÉTICO-MG, 18jul15sab21h, 14ª BR, Itaquera (46 mil), São Paulo, 36.280 pagantes, 36.577 presentes, R$2.376.804, média R$65. Árbitros: Anderson Daronco (RS), Fabrício Vilarinho Silva (GO), Bruno Raphael Pires (GO). Amarelos: Gil (C); Ribeiro (A). Gol: Malcom, 41. CORINTHIANS: Walter; Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Bruno Henrique (Ralf); Malcom, Elias, Renato Augusto e Rildo (Mendoza); Vagner Love (Danilo). T: Tite. ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete (Guilherme) e Rafael Carioca; Luan (Carlos), Giovanni Augusto e Thiago Ribeiro (Cardenas); Pratto. T: Levir Culpi.

ATLÉTICO-PR 1×0 CHAPECOENSE, 19jul15ssom11h, 14ª BR, Baixada (42 mil), Curitiba, 15.892 pagantes, 17.774 presentes, R$317.330, média R$18. Árbitros: Luiz César Oliveira Magalhães (CE), Cleriston Clay Barreto Rios (SE), Rogério Pablo Zanardo (SP). Amarelos: Caíque, Sidcley (A); Wanderson, Roger, Neto (C). GOL: Hernani, 51. ATLÉTICO-PR: Weverton; Eduardo, Vilches, Kadu (Wellington) e Sidcley; Otávio, Hernani e Bruno Mota; Ytalo (Paulinho Dias), Crysan (Caíque) e Nikão. T: Milton Mendes. CHAPECOENSE: Danilo; Apodi, Rafael Lima, Neto e Dener; Wanderson (João Afonso), Elicarlos (Tiago Luis), Cleber Santana, Camilo e Hyoran (Ananias); Roger T: Vinicius Eutrópio.

FLUMINENSE 1×2 VASCO, 19jul15dom16h, 14ª BR, Maracanã (78 mil), Rio,  37.686 pagantes, 41.764 presentes, R$1.816.345. Árbitros: Luiz Flavio Oliveira, Marcelo Carvalho Van Gasse, Danilo Ricardo Simon Manis, paulistas. Amarelos: Gerson, Marcos Jr (F); Salles, Christiano, Cley, Jordi, Serginho (V). Gols: Andrezinho, 38, Marcos Jr, 58, Jhon Cley, 70. FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Antônio Carlos e Giovanni (Osvaldo); Edson (Higor Leite), Jean, Gerson (Magno Alves) e Gustavo Scarpa; Marcos Júnior e Fred. T: Enderson Moreira. VASCO: Jordi; Madson, Rodrigo, Aislan e Christiano; Anderson Salles, Serginho, Jhon Cley (Emanuel Biancucchi) e Andrezinho: Dagoberto (Thalles) e Herrera (Riascos). T: Celso Roth.

SPORT 2×0 SÃO PAULO, 19jul15dom16h, 14ª BR, Arena Pernambuco (42 mil), São Lourenço da Mata, 35.835 pagantes, R$1.254.240. Árbitros: André Luiz Freitas Castro (GO) Alessandro Rocha Matos (BA) e Eduardo Gonçalves Cruz (MS) Cartões amarelos: Renê (Sport) Cartões vermelhos: Luis Fabiano e Ganso (São Paulo) Gols: Elber, 33, Ferrugem, 92. SPORT: Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel (Rodrigo Mancha), Marlone, Diego Souza (Regis) e Elber (Ferrugem); André. T: Eduardo Baptista. SÃO PAULO: Rogério Ceni; Rafael Toloi, Lucão e Edson Silva (Luis Fabiano); Thiago Mendes (Boschilia), Rodrigo Caio, Hudson, Ganso e Michel Bastos; Centurión (Reinaldo) e Alexandre Pato. T: Juan Carlos Osorio.

FIGUEIRENSE 0x0 CORITIBA, 19jul15dom16h, 14ª BR, Scarpelli (19 mil), Florianópolis, 8.016 pagantes, R$124.820. Árbitros: Emerson Luiz Sobral (PE), Clóvis Amaral da Silva (PE), Fabiano Silva Ramires (ES). Amarelos: Ricardinho (F), Lucio (C). FIGUEIRENSE: Alex Santana, Leandro Silva, Marquinhos, Saimon, Marquinhos Pedroso; Paulo Roberto, João Vítor (Yago), Rafael Bastos e Ricardinho (Dudu); Marcão e Thiago Santana (Everaldo). T: Argel Fucks. CORITIBA: Wilson, Norberto (Rodrigo Ramos), Luccas Claro, Walisson Maia e Ivan (Negueba); João Paulo, Lucio Flavio, Thiago Galhardo e Esquerdinha; Marcos Aurélio e Keirrison (Rafhael Lucas). T: Ney Franco.

PALMEIRAS 1×0 SANTOS, 19jul15dom16h, 14ª BR, Allianz (43 mil), São Paulo, 38.220 pagantes Renda: R$2.741.640,00 Árbitros: Wagner do Nascimento Magalhães, Rodrigo Henrique Correa, Dibert Pedrosa Moises, cariocas. Amarelos: Almeida, Arouca, Egídio (P); Ricardo, Werley, Berola (S). Gol: Leandro Pereira, 14. PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Leandro Almeida e Egídio; Gabriel e Arouca (Amaral); Rafael Marques, Robinho e Dudu (Gabriel Jesus); Leandro Pereira (Lucas Barrios). T: Marcelo Oliveira. SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Werley, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia (Marquinhos Gabriel) e Lucas Lima; Geuvânio (Neto Berola), Gabriel (Nilson) e Ricardo Oliveira. T: Dorival Júnior.

JOINVILLE 1×1 PONTE PRETA, 19jul15dom18h30, 14ª BR, Arena (19 mil), Joinville, 8.220 pagantes, R$98.560. Árbitros: Raphael Claus (SP) Kleber Gil (SC), Nadine Bastos (SC). Amarelos: Guti, Anselmo (J); Chaves, Pablo, Gilson, Bob, Cesinha (P). Gols: JOINVILLE: Silvinho, 54; Fernando Bob, pênalti, 72. JOINVILLE: Agenor, Dankler (Silvinho), Guti, Douglas Silva, Diego; Anselmo, Nalldo, Fabrício, Lucas Crispim (Marcelinho Paraíba); Marlon e Kempes (William Popp). T: Adílson Batista. PONTE PRETA: Marcelo Lomba, Rodinei, Renato Chaves, Pablo, Gilson; Josimar (Borges), Fernando Bob, Felipe (Baby); Biro Biro, Diego Oliveira e Felipe Azevedo (Cesinha). T: Guto Ferreira.

CRUZEIRO 1×1 AVAÍ, 19jul15dom18h30, 14ª BR 2015, Mineirão (61 mil), Belo Horizonte, 13.860 pagantes, 15.346 presentes, R$491.690, média R$35. Árbitros: Jailson Macedo Freitas, Elicarlos Franco Oliveira, José Carlos Oliveira Santos, baianos. Amarelos: Marinho (C); Romário, André, Everton (A). GOLS: Marcos Vinicius, 12, André Lima, 81. CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Paulo André, Manoel e Fabrício; Charles, Henrique, Marcos Vinícius (Gabriel Xavier) e Arrascaeta (Willian); Marinho e Joel (Leandro Damião). T: Vanderlei Luxemburgo. AVAÍ: Vagner; Nino Paraíba, Jéci, Emerson e Romário; Renan, Eduardo Neto (Tinga), Tauã e Renan Oliveira; Rômulo (Everton Silva) e William (André Lima). T: Gilson Kleina.

LUGARES: 478.000. PUPAGANTE: 254.995. MÉDIA: 25.500. OCUPAÇÃO: 53%.